sábado, 7 de novembro de 2009

AGRESSÃO
O que é?
A agressão consiste em magoar intencionalmente, física ou psicologicamente outras pessoas.

Pode ser:
Quanto à intenção do sujeito
Agressividade hostil: causa danos no “alvo” com a intenção de o magoar, mesmo não obtendo vantagens para o próprio agressor.

Agressividade instrumental: magoa-se o outro, mas sem intenção de lhe causar sofrimento porque é apenas meio para atingir um determinado objectivo e, por isso, é muitas vezes planeada.
Quanto ao alvo
Agressividade directa: o comportamento agressivo dirige-se à fonte que o originou.

Agressividade deslocada: o comportamento agressivo dirige-se para o “alvo” que não é o responsável pelo acontecer da agressão.

Auto-agressão: o agressor é ao mesmo tempo a vítima/o “alvo”. O agressor comete a agressão a ele próprio.

Quanto à forma como se expressa
Agressão aberta: a agressão é explícita seja física seja psicológica.

Agressão inibida: não se expressa abertamente, não se manifesta para o exterior e dirige-se para si próprio, ou seja, nunca se sabe quando a agressão está a ser aplicada à vítima.

Agressão dissimulada: quando o agressor decide expressar a agressividade de forma disfarçada, recorrendo a processos irónicos.

A agressão relaciona-se com factores de carácter orgânico, o que não significa que o ser humano não é, necessariamente, geneticamente programado para desenvolver comportamentos agressivos.Os factores relacionados com o meio social, com a aprendizagem e com as experiências pessoais, têm um papel fundamental na expressão da agressão.A agressão resulta dos seguintes factores: biológicos, factores socioculturais, factores relativos às experiências e à história de vida de cada um.

Será que poderemos controlar a agressividade?
Pensa-se que sim, pela coacção, pela sublimação e catarse (segundo Freud), desenvolvimento de competências sociais e de comunicação e tomada de medidas sociais alargadas.
Curiosidades: " AS TEORIAS DA AGRESSIVIDADE"
A concepção de Freud: Segundo Freud, a agressividade teria origem numa impulsão inata, impulsão da morte, logo os comportamentos agressivos seriam explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano, como acontecia, antigamente, na pré-história.
A concepção de Lorenz: A teoria de Lorenz é essencialmente baseada em como a agressão pode ser um meio de libertação por parte do agressor. Segundo essa teoria, a agressividade humana estava já inserida na constituição genética de cada ser humano, sendo desencadeada em determinadas situações. Os humanos não têm o mesmo tipo de agressividade dos animais, o que explica as guerras.
A concepção de Dollard: A teoria de Dollard explica que agressão acontece devido à frustração, ou seja, a agressão é uma reacção à frustração. Quando o sujeito não consegue alcançar os seus objectivos, recorre à agressão.

A concepção de Bandura: Tal com a sua teoria nos indica, a agressão tem origem na sua própria aprendizagem, acontecendo muitas vezes em crianças, que, observando o meio envolvente, (familiar, escolar, etc.), ou até pelos desenhos animados exibidos na televisão, aprendem a magoar o outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário